segunda-feira, 8 de abril de 2013
Especial: Notas no MyAnimeList dos animes da temporada de Inverno 2013
Comecei a fazer esse ranking de notas do MAL no final da ótima temporada de primavera do ano passado: nela, todos os dez primeiros colocados eram animes que tinham estreado naquela temporada mesmo. No ranking seguinte, o de Verão, esse número caiu para seis; e no de Outono, subiu para 8.
E agora, na temporada de inverno, se vê um inédito 0; nenhum anime dessa safra conseguiu uma posição entre os dez primeiros colocados, onde se tem oito títulos que tiveram início na temporada de outono de 2012, um na de verão e outro lááá em outono de 2009, no caso de "Fairy Tail". Entre as séries iniciadas no final de dezembro e início de janeiro, "AKB0048 Next Stage", "Boku wa Tomodachi ga Sukunai NEXT" e "Mondaiji-tachi ga Isekai kara Kurusou Desu yo?" vêm logo atrás, do 11º ao 13º lugares, respectivamente. E considerando que "AKB0048" e "Boku wa Tomodachi" são sequências - o que faz com que tenham notas mais altas com facilidade, por serem mais vistos por aqueles que gostaram das animações anteriores -, pode-se dizer que "Mondaiji" é o grande e inesperado "vencedor" de uma temporada que desde o início não prometia muito, mas que conseguiu decepcionar bastante mesmo em títulos com nomes de peso que traziam alguma esperança. A única exceção é "Chihayafuru 2", que segue em andamento e, caso tivesse terminado agora, se encontraria na 3ª posição.
O novo anime original do Kyoto Animation ("Tamako Market", 32º) fez um voo tão raso quanto os de sua gorda ave protagonista, ao abordar tantos temas e não ser capaz de se destacar em quase nenhum; a bela hikikomori do estúdio SHAFT ("Sasami-san@Ganbaranai", 45º) liderou um anime cuja loucura extrema - incomum até para os padrões da equipe de produção - parece não ter agradado sequer os adoradores de Akiyuki Shinbo, o que rendeu, com grande exagero, a terceira menor nota no MAL para um anime do SHAFT. E "Kotoura-san" começou arrasando ao gerar lágrimas e sorrisos ao mesmo tempo, com quase todo mundo (eu incluso) o endeusando; contudo, os episódios foram passando, passando, o tempo acabando... E, no fim, a mesmice reinou. Frustrante, mas Masahiko Ohta, ainda assim, tirou muita água de pedra nesse anime, visto que a fonte original eram meras tirinhas.
Ainda teve "Maoyuu Maou Yuusha", cujos roteiristas deveriam nunca mais trabalhar em qualquer outra animação, de tão mal narrada que ela foi. Fora isso, também houveram séries que trouxeram mais do que se esperava, sim, mesmo que um pouquinho, desde o maluco "Cuticle Detective Inaba" ao já citado "Mondaiji", não esquecendo ainda o curtinho "Senyuu.", o trash sensação na internet "Inferno Cop" e os absurdamente fofos "GJ-bu" e "Puchimas!", dentre outros. A temporada de inverno esteve bem longe de ter vindo apenas com animes ruins: eles foram capazes de entreter, emocionar, fazer rir e etc; porém, a questão é que isso não ocorreu a níveis tão altos como seria com os hits costumeiros de cada temporada. Os que mais brilharam nesse três gélidos (para os japoneses, né?) meses não passariam de coadjuvantes medianos em estações anteriores, mas é ridículo generalizar e dizer que ela foi um horror, um lixo, como muitos adoraram afirmar. Fraca, foi, sem dúvida, mas nada dispensável.
**********
Dito isso, restam as séries que já vinham desde o ano passado ou bem antes. Os novos episódios de "Gintama" terminaram simplesmente com a terceira maior nota geral do site, e obviamente não direi que há um hype gigante nisso... "Bakuman" e "Fairy Tail" chegaram ao fim de suas versões animadas, fechando assim um TOP 3 que deixará muitos fãs viúvos... E o datado mas não por isso ruim "Jojo's Bizarre Adventure", o sci-fi de Urobuchi "Psycho-Pass", os mistérios sensacionais de "Shinsekai Yori", a comédia romântica de "Sakurasou no Pet na Kanojo", a ação de "Zetsuen no Tempest", as aventuras de Aladdin e Alibaba em "Magi" e o CG tosco do épico "Kingdom" encerram o TOP 10 do maior ranking até então feito, pois foram finalizados 66 animes, que, juntos, somam 2220 episódios - mas só "Hello Mainichi Kaa-san" é responsável por quase 23% do total, graças aos seus 508 episódios de 5 minutos de duração cada. Por conta disso, dobrei o número de séries em destaque com imagens, e as que vem negritadas em seguida.
Cada título tem um link que leva à sua respectiva página no MyAnimeList. E, como de costume, em breve o webmaster Bebop postará a sua visão a respeito dos melhores animes da temporada que acabou.
**********
Anime (Episódios) (Estúdio) - Nota:
Notas do dia 08/04.
* "Mainichi Kaasan": Em sua página no MAL é dito que ele teve 142 episódios exibidos entre 2009 e 2012, e não 508 até 2013. A informação está correta; "Hello Mainichi Kaasan" (18º) é uma versão dublada em inglês que dividiu os episódios em várias partes, e, por no fim se tratar do mesmo anime, o MAL não criou uma página própria para ele.
Sem Avaliação:
## Ganbare! Lulu Lolo (26) (Fanworks) - Não possui página no MyAnimeList.
* Segunda aparição: "Girls und Panzer" (16º) já tinha surgido no ranking da temporada passada, outono, mas ele estava incompleto: por problemas na produção o anime teve seus dois últimos episódios adiados para março desse ano. Por conta disso, achei melhor coloca-lo nos dois rankings.
* Atrasado: "Haitai Nanafa" (56º) foi exibido na última temporada também, e por inteiro; mas, como havia sido transmitido apenas por um canal local de Okinawa, poucas pessoas fora do Japão o viram, e na época somente um usuário do MyAnimeList o havia adicionado. Contudo, na temporada de inverno o anime foi reexibido em rede nacional devido à boa recepção obtida (terá uma sequência agora em abril, inclusive), e por isso foi ranqueado só agora.
* Atrasado (2): As séries do eterno Pokemon terminam, geralmente, vários dias após os demais animes da temporada, e com "Pokemon Best Wishes! Season 2" (38º)não foi diferente. Sendo finalizado apenas no dia 10 de janeiro, quando eu já havia postado as notas da temporada encerrada (outono), a solução foi coloca-lo aqui.
"Pokemon Best Wishes! Season 2: Episode N" acabará ainda neste mês, dia 18, e com ele ocorrerá o mesmo, será empurrado para o ranking da temporada de primavera.
* O MyAnimeList diz uma coisa, o AnimeCote fala outra: Em alguns títulos menores se perceberá que as informações daqui e do MAL não batem, pois como fonte para a montagem do ranking eu uso o Mahou.org. Por exemplo: para o MAL, "Ad Libe Anime Kenkyuujo" (57º) e "Baku Tech! Bakugan" (63º) ainda estão em andamento, enquanto que "Arashi no Yoru ni: Himitsu no Tomodachi" (42º) acabou em setembro de 2012 com 26 episódios, e não agora com 52... Nesses casos, sites confiáveis como o Anime News Network e páginas oficiais dos próprios animes são usados para verificar quem está correto - e quase sempre o MAL não está...
* Animes curtos: Houveram muitos nessa temporada. Segue abaixo a relação de todos eles (ou ao menos os que são declarados pelo MAL):
18º Hello! Mainichi Kaasan (5 min. por episódio)
19º Himitsu Kessha Taka no Tsume Neo (5 min.)
31º Inferno Cop (3 min.)
36º Senyuu. (4 min.)
39º Puchimas! Petit iDOLM@STER (3 min.)
41º gdgd Fairies 2 (15 min.)
48º Yama no Susume (3 min.)
53º Kuromajo-san ga Tooru!! (7 min.)
56º Haitai Nanafa (3 min.)
58º Mangirl! (3 min.)
59º Boku no Imouto wa Osaka Okan (3 min.)
60º Ishida to Asakura (2 min.)
61º Ai Mai Mi! (3 min.)
62º Oshiri Kajiri Mushi (TV) (5 min.)
63º Baku Tech! Bakugan (5 min.)
64º Jigoku Youchien (2 min.)
31º
36º
39º
41º
48º
53º
56º
58º
59º
60º
61º
62º
63º
64º
Links relacionados:
Notas no MyAnimeList dos animes da temporada de Outono 2012
Notas no MyAnimeList dos animes da temporada de Verão 2012
Notas no MyAnimeList dos animes da temporada de Primavera 2012
ANIME ARTE 3 (galeria de imagens das estreias da temporada de inverno)
**********
Meu perfil no MyAnimeList, com indicações semanais de matérias diversas sobre o mundo otaku feitas por este e outros sites;
http://myanimelist.net/profile/DarDrak
Algumas imagens foram retiradas do site Anbient.
http://myanimelist.net/profile/DarDrak
Algumas imagens foram retiradas do site Anbient.
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Psycho-Pass foi excelente.
ResponderExcluirSakurasou no Pet na kanojo e Zetsuen no Tempest tbm são muito bons.
Shinsekai Yori não me prendeu por alguns fatores que nem vou me aprofundar muito, mas foram principalmente os traços e a execução da história (basicamente encrenquei com porcos e toupeiras lutando xD).
Enfim, de outros não posso opinar ainda, certeza mesmo que verei será a 2º temporada de Boku wa Tomodachi e experimentarei o da Shaft.
Bem legal vocês terem feito esse levantamento. Não posso muito comentar das várias séries que não assisti, mas não costumo achar esses rankings ruins e nem ser contra eles. Sobre os que assisti.
ResponderExcluirLove Live: É, eu fiquei meio decepcionado com ele, e acho normal a nota. Vendeu bem, mas faltou algo que me fizesse pensar que valeu a pena.
AKB0048: Nota boa por ser continuação, mas é fato que foi um dos poucos casos em que a continuação realmente valeu a pena. Muita coisa aconteceu nessa temporada em relação a primeira, e mesmo com muitas revelações ficou um gosto de quero mais, pois nem tudo colocado pôde ser resolvido a tempo. Não aposto numa terceira temporada, até porque uma série de alguns OVAs seria o suficiente para fechar o resto das pontas soltas.
Girls und Panzer: Tá aí um anime que sempre achei injustiçado, mas que subiu aos poucos no conceito de quem se aventurou a vê-lo. A nota da MAL reflete um pouco disso, porém deve ainda ter aquelas avaliações ruins baseadas nos primeiros episódios, que não foram poucas e simplesmente zoam a nota do anime. Em parte o enredo ou a ideia central do anime é bizarra, mas até pelas pesquisas sobre batalhas de tanques e outros detalhes técnicos, Garupan é muito bem executado.
Enfim, novamente bom post. Tem uns da lista como Shin Sekai Yori, e Sakurasou que ainda quero assistir.
De tanto que o Carlírio fala dele, eu fico é sem vontade de ver. Afinal é um anime com o selo Carlírio de qualidade xD
Excluir